Maria Mattos

Startup? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Todo mundo está falando sobre startups, mas afinal o que é uma startup?

– É uma empresa? É um projeto? É um site?
– Tem que ser inovadora? Tem que usar a internet? Ter modelo de negócios?
– O que é uma startup unicórnio?

Toda startup é uma empresa que consegue ganhar escala rapidamente através da tecnologia. Elas buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível, em condições de extrema incerteza, ao redor de um produto, serviço, processo ou plataforma. Ou seja, nem toda empresa pequena é uma startup.

O termo startup, começou a ser popularizado nos anos 1990, quando houve a primeira grande “bolha da internet”. Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis.

Naquele período, grande parte da explosão de empresas startup surgiu no Vale do Silício (Silicon Valley), uma região da Califórnia, Estados Unidos, de onde saíram empresas como Google, Apple Inc., Facebook, Yahoo!, Microsoft, entre outras.

Seguem algumas características de uma startup:

Inovação

A startup apresenta um produto ou serviço novo – ou com aspectos novos em seu modelo de negócio – para o mercado a que se destina, como elementos de diferenciação.

Escalabilidade

O modelo de negócio de uma startup precisa ser escalável, isto é, poder atingir rapidamente um grande número de usuários a custos relativamente baixos.

Repetibilidade

O modelo de negócios de uma startup deve ser repetível, ou seja, deve ser possível replicar ou reproduzir a experiência de consumo de seu produto ou serviço de forma relativamente simples, sem exigir o crescimento na mesma proporção de recursos humanos ou financeiros.

Flexibilidade e rapidez

Em função de sua característica inovadora, do ambiente incerto e altamente competitivo, a startup deve ser capaz de atender e se adaptar rapidamente às demandas do mercado. Geralmente, tem estruturas enxutas, com equipes formadas por poucas pessoas, com flexibilidade e autonomia.

Mas o que é uma Statup Unicórnio?

Quando a empresa atinge um valuation de 1 bilhão sem abrir o capital para a bolsa, ela se torna o tão famoso Unicórnio! Wow!

 

By Maria Carolina Mattos

Leia também