Maria Mattos

O segredo das grandes marcas: The Golden Circle

“How great leaders inspire action” 

As empresas de grande sucesso tem algo em comum: um tipo de comunicação que gira em torno do que é chamado de Golden Circle.

Esse termo ficou conhecido numa palestra de Simon Sinek: “How great leaders inspire action”. Nessa palestra ele fala sobre liderança e como algumas empresas se destacam no mercado e outras tão boas quanto, simplesmente não.

Ele percebeu que essas empresas de grande sucesso tem algo em comum: um mesmo tipo de comunicação que gira em torno do que ele chama de Golden Circle.

O que compõe o Golden Circle:

  • WHY: explica o PORQUÊ você faz o que faz, qual é o significado de tudo isso, ou seja, seu(s) verdadeiro(s) propósito(s). Qual é sua causa? Porque a sua empresa existe? Porque você levanta e sai da cama todos os dias? Qual é a sua motivação?
  • HOW: diz respeito ao COMO você faz, que também pode ser entendido como os objetivos, ou seja, as ações práticas e concretas que farão você alcançar seu(s) propósito(s). Inclui os valores e crenças que você tem. Esse também será o seu diferencial, aquilo que irá fazer você ou o seu negócio se destacaram na multidão.
  • WHAT: é o QUE você efetivamente faz ou vende. 100% das pessoas e das organizações sabem o que fazem, portanto, essa pergunta acaba sendo uma das mais fáceis a ser respondida.

É de dentro pra fora, é das entranhas. É sobre o que você acredita e à partir disso fica mais fácil comunicar claramente, motivando as pessoas ao seu redor.

Exemplo de como a Apple aplica o Golden Circle:

“Tudo o que fazemos, nós fazemos pensando em desafiar o status quo. Nós acreditamos que pensar diferente faz toda diferença (WHY)maneira que encontramos para fazer isso foi criando nossos produtos com design único, simples e fáceis de usar (HOW). É somente dessa forma que surgem os melhores computadores do mundo (WHAT). Quer comprar um?”

Martin Luther king em seu famoso discurso, não começa falando de negros e brancos, ele simplesmente toca as pessoas com o seu “Why”… “I have a Dream”.

O mais legal de entender como essas empresas pensam, é poder aplicar o conceito na nossa vida também. Eu, por exemplo, não tenho uma empresa, mas fiz um Golden Circle da minha carreira respondendo as três perguntas: Why, How e What. Depois disso me senti muito mais alinhada com meu propósito profissional e tive muito mais clareza sobre o caminho que quero trilhar, também pude perceber se a empresa aonde eu trabalho está alinhada com esse propósito.

Veja o vídeo completo de Simon Sinek

Seu vídeo Como Grandes Líderes Inspirção Ação está listada como a terceira apresentação TED mais popular.

Seu segundo livro, chamado Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t apareceu nas listas de best-sellers do Wall Street Journal e The New York Times.

Seu terceiro livro é chamado Together Is Better: A Little Book of Inspiration.

Seu quarto e último livro é intitulado Find Your Why: A Practical Guide for Discovering Purpose for You and Your Team, que foi publicado em setembro de 2017.

By Maria Mattos

Leia também