Cérebro reptiliano x medo

Você sabia que existe uma parte do nosso cérebro totalmente primitiva chamada Reptiliana e que determina muitos dos nossos comportamentos, tais como dinheiro, relacionamento, auto-sabotagem, medo e etc.?

Toda programação primitiva está nele, fome, perigo, sobrevivência, medo, luta, fuga, rigidez, agressividade, poder, insensibilidade e por aí vai…. Toda vez que uma pessoa age sem pensar, é o cérebro reptiliano que está atuando. Ele adora controlar tudo na nossa vida e isso por uma razão muito simples: SOBREVIVÊNCIA.

Há milhões de anos precisávamos desses gatilhos, caso contrário seríamos extintos. Precisávamos formar bandos, lutar por território, comer, caçar, matar, se esconder, etc. Hoje não passamos mais por esses perigos, mas nosso cérebro reptiliano não sabe. Precisamos de alguma forma quebrar a barreira dessas programações e evoluir. 

Zona de conforto é outra característica de um cérebro reptiliano. Ele parece prudente, mas é um conforto fabricado pelo seu cérebro, ou seja, se você não fizer nada será preservado, manterá o que quer que esteja vivendo. Usamos isso em situações de um emprego novo, relacionamentos, falar em público, evitar sofrimentos, se expor, etc.

Sempre que sentimos medo, damos um passo para trás e dizemos à nós mesmos que essa sensação é algum tipo de intuição para não seguirmos em frente. É justamente aí que mora o verdadeiro perigo: estagnação. 

A grande sacada não está em eliminarmos nosso cérebro reptiliano, podemos conviver com ele. Não está em eliminarmos nosso medo. Está em SENTIR MEDO!

Esqueça quando lhe disserem: “Não sinta medo, você é forte!” 

Na verdade é o contrário: SINTA MEDO e está tudo bem! Você é forte porque sente medo e mesmo assim faz!

Lutar contra o medo é um erro terrível, além de ser uma perda enorme de tempo. O medo estará conosco sempre. Conviva com ele.

Você até pode ser razoável na zona de conforto e se manter vivo, mas só os grandes quebram a barreira do cérebro reptiliano primitivo de sobrevivência e impulsionam a evolução emocional para um novo patamar.

Estou falando de Amor, Prosperidade, Abundância, Relacionamentos de Valor, Luz, Reconexão com o Eu Superior.

Como fazer isso?

Sendo Irrazoável. Seu cérebro reptiliano primitivo cria problemas, cenários negativos para assim você desistir e ele sobreviver. Isso foi muito útil para o homem das cavernas, mas esse tempo acabou. No momento em que você olha para o medo, decide senti-lo, mas mesmo assim avança, você evolui e encontra, do outro lado, a vida que sua alma deseja desfrutar.

Você pode não ter certeza disso, seu cérebro talvez não o deixe, mas a sua alma sabe e não desistirá de você.

By Maria Mattos