18 documentários polêmicos sobre internet, social media e tecnologia

Separamos aqui 18 documentários que tentam explicar um pouco melhor a problemática tecnológica e digital em que nos encontramos atualmente.

Tem documentários do século passado que mostram onde tudo começou e também documentários super atuais que tentam entender pra onde tudo isso vai. O futuro pode ser muito legal, mas também pode ser muito confuso e obscuro, estamos nos transformando em que? Já pensaram nisso?

Terms and Conditions May Apply
Possivelmente um dos documentários mais importantes sobre o mundo das redes sociais, Terms and Conditions May Apply fala sobre como redes sociais estão tirando nosso direito a privacidade. Termos de uso que assinamos e nunca lemos, Big Data e a vigilância do governo sobre nós são assuntos abordados nesse doc obrigatório pra todos que usam redes sociais. Tem no Netflix.

Downloaded
Você participou de alguma passeata pedindo pelo fim do CD? Pois é! Uma das maiores revoluções do mundo do entretenimento aconteceu sileciosamente, sem alarde, apenas através da mudança de hábito das pessoas. O documentário “Downloaded” conta a história do Napster, a ascensão e a queda da empresa de compartilhamento de mp3 que deu o pontapé inicial na “Era do Free”, o que derrubou uma indústria inteira. Tem no Netflix.

Steal This Film
Ainda na pegada da pirataria, uma das coisas mais discutidas desde que existe internet e compartilhamento, o “Steal This Film” fala sobre a guerra dos direitos autorais. Você já deve ter baixado uma série ou um filme na vida. Por isso, o documentário “Roube Este Filme” é tão importante. Ele discute o tema do livre compartilhamento de conteúdo e como a internet, a imprensa e Hollywood lidam com isso.

Print The Legend
Ainda engatinhamos quando o assunto é impressão 3D, mas já temos alguns exemplos de como isso pode mudar a nossa vida e o funcionamento de diversas indústrias. O filme Print The Legend, lançado exclusivamente para o Netflix (aqui), conta a história da impressora 3D, um capítulo da tecnologia que ainda vai ser muito explorado e está dando início a chamada “Nova Revolução Industrial”. O que acontece quando qualquer pessoas pode imprimir objetos — inclusive armas — tecidos humanos, roupas e afins?

Deep Web
Como todo lugar pouco acessível, a Deep Web aguça a curiosidade do “usuário-médio” de internet que houve muito sobre suas histórias de comércio ilegal de todo tipo de droga, armas, contratação de assassinos e muitas bizarrices muito bizarras mesmo. Mas existe muito mais sobre a Deep Web do que isso. Esse documentário, que fala sobre o Silk Road, maior plataforma de venda de drogas da Deep Web, aborda esse outro lado e um assunto super importante atualmente, que é a liberdade dos usuários de internet de poderem navegar por ela sem serem monitorados. Você deve ter visto a recente carta que a Apple divulgou em seu site se recusando a ceder uma porta de entrada em seus iPhones para que o governo monitorasse as atividades das pessoas, né? Então…

Capital C
Crowdfunding é uma das ferramentas mais básicas da chamada Economia Colaborativa. O mais foda disso tudo é que ela é responsável por uma migração mega importante de poder, e isso fica bem claro na entrevista que abre o trailer do documentário Capital C. Antes, pra você poder financiar uma ideia, teria que ir atras de investidores detentores de muitos milhões de dinheiros e provavelmente levaria uma baita negativa no meio da fuça. Agora, ideias consideradas malucas ou inovadoras demais tem chance de sair do papel. Essa simples ideia mexe bastante com instituições formais e sisudas que talvez já não façam mais sentido atualmente. Tem no Netflix.

Snervous: Tyler Oakley
Youtubers viraram os grandes influenciadores das gerações digitais. Matérias sobre eles pipocam na TV, jornais e revistas… todo mundo está tentando entender como eles se tornaram tão influentes e o que significa de fato ser um youtuber hoje em dia. O que está por trás das câmeras, do esforço diário e incessante de criar conteúdo e alimentar comunidades de fãs. O documentário Snervous, que fala sobre a vida de Tyler Oakley, um dos maiores youtubers do mundo, nos ajuda a entender melhor esse fenômeno. Assista ao trailer legendado abaixo.

We live in public
Fala do efeito que a internet e redes sociais estão tendo na nossa sociedade ultra conectada e cada vez mais exposta e sem privacidade. Na visão do diretor do doc feito em 2009, Josh Harris, no futuro nós trocariamos a nossa privacidade por conexão com outras pessoas e reconhecimento. Hoje, 7 anos depois, dá pra dizer que ele acertou, né?

Internet das Coisas
Sabe essa notícia recente de que a Samsung orientou clientes que tem SmartTVs da empresa a não discutirem coisas importantes em frente à tela porque tudo está sendo “gravado”? Então! Essa é a treta da Internet das Coisas! É incrível que sua casa, as lojas e produtos, carros, restaurantes e afins sejam “smart”, conectados? Sim! Mas tem muito mais nesse balaio que precisa ser discutido. Esse mini-doc, de 8 minutos, traz entrevistas com Rot Van Kranenburg, diretor do Internet of Things Council da União Européia, Michael Rogers, futurologista do The New York Times, Bruno Tozzini, criador do primeiro wearable brasileiro, entre outras pessoas.

Generation Like
Você é o que você curte? Esse documentário, com 5 episódios, da PBS examina a relação simbiótica dos adolescentes com a internet e como a rede serve como ferramenta de construção da personalidade dessa galera. Além disso, também explora um assunto bem legal que é a maneira como marcas estão usando tudo o que eles postam online pra lhes vender mais produtos. Vale o play (tá em inglês):

The Internet’s OwnBoy: The Story of Aaron Swartz
Informação é poder! Essa é a mensagem desse documentário de 2014 que é parada obrigatória praqueles que querem entender a importância e necessidade de se ter uma internet livre no mundo todo e o poder da rede na disseminação de conhecimento. O filme fala sobre a vida e os fatos que levaram ao suicídio de Aaron Swartz, co-criador do Reddit, programador e ciberativista americano que se matou em 2013. Tem no Netflix.

We Are Legion: Anonymous
Anonimato, privacidade e hackivistas são os principais temas do documentário “We Are Legion”. Focado no grupo “Anonymous”, o filme traz relatos dos bastidores de diversos ataques da história do grupo e também aborda a história de alguns membros e seus ideias libertários e contra a censura na internet. Veja abaixo, com legendas em português (ative o CC do youtube). Tem no Netflix.

TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard
Um grande capítulo da internet pode ser contado sob a ótica dos torrents e da troca livre de arquivos, e o filme TBK AFK foca no maior site especializado nesse tipo de assunto — o Pirate Bay. O documentário fala sobre a vida de Peter Sunde, Fredrik Neij e Gottfrid Svartholm, os três fundadores do site. A treta sobre direitos autorais, copyright e afins está longe de ser um assunto bem resolvido. O filme, que contou com uma campanha do Kickstarter para ser realizado.

#ChicagoGirl: The Social Network Takes on A Dictator
Um documentário bem bacana sobre como Ala’a Basatneh, uma garota americana de 19 anos, usa as redes sociais pra orquestrar uma revolução política na Síria. Fazendo a ponte entre ativistas locais e a imprensa americana, Ala’a revelou as atrocidades que um dos maiores ditadores da história. Quer entender como redes sociais podem ser usadas como ferramenta política e social pra mudar o mundo? Dá o play nesse documentário! Tem aqui no Netflix, assista ao trailer abaixo:

We Steal Secrets — The Story of Wikileaks
É claro que pra entender o momento tecnológico pelo qual estamos passando é necessário entender mais sobre o Wikileaks. Afinal, é o compartilhamento de segredos de Estado através da internet. O documentário “We Steal Secrets — The Story of Wikileaks” fala sobre o colaborativismo da plataforma, entrevistando Julian Assange e Bradley Manning. Tem no Netflix.

Citizenfour
E já que estamos no assunto de vazamentos, vale MUITO conferir o Citizenfour, ganhador de Oscar, que narra e documenta os aflitivos dias em que a diretora e jornalista Laura Poitras se encontra com Edward Snowden em um quarto apertado de um hotel em Hong Kong, enquanto ele revela a ela e a Glenn Greenwald (jornalista do Guardian) documentos e detalhes sobre o sistema de vigilância global do governo dos EUA, o NSA.

Download: The True Story of The Internet
A série “The True Story of The Internet” passou no Discovery Channel em 2008 e traz 4 documentários diferentes que abordam a história da internet: a) Browser Wars, sobre a briga de navegadores (estrelando o Internet Explorer e o Mosaic), b) Search, sobre o nascimento do Google e como ele esmagou a busca do Yahoo, c) Bubble, sobre o estouro da bolha da internet no começo dos anos 2000 e d) People Power, sobre como a web começou a dar poder pras pessoas sob o ponto de vista da troca de arquivos.

The Creators Shift
O que é, afinal, um creator? O que significa ser precursor de um movimento criativo ao mesmo tempo em que se tenta acontecer, ganhar dinheiro, ser profissional, a ponto de até inventar novas profissões? Qual o tamanho desse mercado? Como creators se tornaram tão influentes para audiências cada vez maiores? O que faz deles uma referência para milhares de pessoas? Como transformam talento em negócio?

Fonte: https://medium.com/@youpix

Muito legal, né? Precisamos ver todos! Gostou da dica? Continue Mariando!